Se está a começar a sua incursão na mobilidade elétrica, possivelmente ainda não está muito familiarizado com os diferentes conectores – vulgo tomadas – existentes. Existem distintos modelos, mas são quatros os mais utilizados e acessíveis na rede de carregamento.
Ao longo dos últimos anos, tem-se procurado uniformizar os conectores existentes, por forma a criar as condições necessárias à afirmação deste tipo de mobilidade, porém continua a existir no mercado uma grande variedade de tomadas.
As diferentes tipologias, bem como a sua maior ou menor utilização, estão relacionadas, por um lado com a origem do fabricante do veículo, por outro com a região de comercialização do mesmo.
Existe a possibilidade, também, de carregar o veículo numa tomada doméstica, cumprindo os requisitos de segurança.
Os carregadores abaixo apresentados são os mais utilizados em termos europeus.
Este tipo de carregador, também chamado de SAE J1772, é bastante utilizado nos Estados Unidos da América e no mercado asiático. É um carregador com limite de 32 Amperes monofásicos e permite uma velocidade de carga de até 7,4kW.
Os fabricantes automóveis que mais utilizam este tipo de conector são a Nissan, com o modelo Leaf anterior a 2017, a Toyota, com o modelo Prius Plug-in Hybrid, e a Mitsubishi, com o modelo Outlander. Em alguns deste modelos, é disponibilizada uma outra tomada, a CHAdeMO.
Este tipo de conector é muito comum na Europa, pelo menos nos veículos mais antigos e nos híbridos plug-in, sendo que também tem outras designações como Mennekes ou IEC 62196. Uma vez que permite utilizar potências mais baixas ou superiores, usando para tal uma tensão monofásico ou trifásica, poderá fazer um carregamento semelhante ao de tipo 1 ou rápido.
Os fabricantes automóveis que mais utilizam este tipo de conector são a Nissan, com o modelo Leaf a partir de 2018, o Volvo, com o modelo V60 PHEV, a BMW, no seu modelo i3, a Audi, no seu modelo A3 e-tron e a Renault, no modelo Kangoo.
Esta tomada foi criada, em 2010, pelas marcas japonesa, como a Mitsubishi, Subaru, Toyota, Nissan e Honda e tem uma potência máxima de 60 kW. É utilizada para carregamentos rápidos, permitindo, em cerca de 20 minutos, carregar cerca de 80% de uma bateria.
O conector Combined Charging System (CCS) é utilizado, essencialmente, para carregamentos rápidos, uma vez que podem fazer carregamentos com uma potência até 200kW, em corrente contínua, não obstante, também permitem um carregamento lento, em corrente alternada.
Existem dois tipos de conector CCS, o Tipo 1 e o Tipo 2, sendo que aos conectores base foram adicionadas duas entradas, tornando possível a utilização da corrente contínua.