Conduzir na chuva pode ser um verdadeiro desafio. O piso fica escorregadio, os vidros embaciam facilmente, o trânsito torna-se mais compacto e o perigo espreita em cada curva, mas, com as devidas precauções, poderá manter-se seguro na estrada. A Repsol oferece-lhe aqui 20 dicas de segurança para conduzir em dias chuvosos:
Mantenha as escovas limpa parabrisas ligadas para limpar a água da chuva e melhorar a visibilidade. Certifique-se de que estão em boas condições e substitua-as se começarem a riscar ou manchar.
Procure manter os vidros sempre desembaciados para não perder a estrada de vista. Ligue a ventilação apropriada, direcionada para o parabrisa, ou abra ligeiramente uma das janelas laterais.
O cruise control pode ser perigoso com chuva, pois pode fazer com que as rodas patinem na superfície molhada. É melhor desligá-lo e manter o controle do veículo em modo manual.
Movimentos bruscos, como travagens bruscas ou curvas fechadas, podem fazer com que perca o controle do carro no asfalto molhado. As manobras perigosas acompanham frequentemente uma condução brusca, logo conduza mais suavemente e sem pressa e previna a probabilidade de aquaplanagem.
Com o piso bastante encharcado é fácil haver pouca aderência dos pneus. As marchas mais baixas nas subidas podem ajudar a evitar que as rodas patinem na superfície da estrada molhada.
Se não consegue visualizar a superfície da estrada, é melhor evitar os lençóis de água. Podem ser mais profundos do que pensa e esconder buracos e outros perigos. Aventurar-se a eles pode fazer com que o seu carro perca a tração, pare de trabalhar, ou até sofrer outros danos.
Certifique-se de que os pneus estão em boas condições e com a pressão adequada. Isso pode ajudar a melhorar a tração em estradas molhadas. Passe pela estação de serviço da Repsol mais próxima antes de iniciar a marcha e verifique as condições dos seus pneus.
Veículos grandes, como camiões e autocarros, podem criar muitos jatos de água que reduzem fortemente a visibilidade. Procure criar uma distância segura quando se cruzar com algum transporte de maior volume.
Use as luzes dos piscas quando mudar de direção para que outros motoristas saibam as suas intenções e para aumentar a visibilidade.
Mantenha as mãos no volante para melhor controlar o carro em caso de movimento brusco. Por outro lado, posicione o pé a pairar sobre o pedal dos travões, isso irá ajudá-lo a reagir rapidamente em caso de emergência.
Os espelhos retrovisores são preciosas ajudas para antecipar os movimentos de outros motoristas, e preparar manobras. Ponha sempre os olhos nos espelhos sempre que estiver a preparar-se para encetar qualquer mudança de direção, especialmente debaixo de chuva, e não facilite.
Conduzir distraído é sempre perigoso, mas muito mais com chuva, logo nunca use o telemóvel enquanto conduz. Preserve a sua segurança e a dos outros.
Se a chuva estiver demasiado intensa para conseguir distinguir a estrada à sua frente, é melhor encostar e esperar que o tempo melhore. Não arrisque.
Se precisar encostar à berma ou houver necessidade de subitamente conduzir mais devagar do que o fluxo do trânsito, ligue os quatro piscas para alertar os outros condutores.
As luzes dos máximos e dos faróis de nevoeiro podem refletir a chuva e reduzir a visibilidade, logo, evite utilizá-los durante a sua condução.
Preste atenção aos sinais de luzes emitidos por outros condutores. Muitas vezes são avisos a situações que obrigam a paragens, evitando, assim, possíveis surpresas desagradáveis.
Em caso de avaria ou de acidente inesperado, é uma boa ideia ter um kit de emergência no carro, que inclua itens como lanterna, cobertores, água, lanches e um kit de primeiros socorros. Nas estações de serviço da Repsol, poderá facilmente ter acesso a estes produtos, utilizando os pontos Repsol Move, acumulados durante os abastecimentos para rebater por artigos de loja.
Conduzir cansado ou com sono é perigoso em qualquer situação, mas é, especialmente, arriscado com chuva, quando a visibilidade é reduzida. Se a sua condição física está debilitada é fácil "baixar a guarda" e não estar preparado para reagir rapidamente.
Mantenha o foco na estrada e evite distrações como comer, enviar mensagens de texto ou mudar a estação de rádio. Vai, também, ajudá-lo a prever e a antecipar maus comportamentos dos outros condutores ou algum despiste de viatura.
Antes de iniciar a marcha, se pensa ser possível ocorrer um estado de alerta mais grave quanto ao estado do tempo, planeie a sua rota de acordo com a previsão meteorológica e reserve um tempo extra para a sua viagem.
Siga estas 20 dicas de segurança para conduzir em dias chuvosos e se manter seguro.
A aquaplanagem, também conhecida como hidroplanagem, ocorre quando os pneus perdem contacto com a superfície da estrada e começam a flutuar sobre uma fina camada de água. Isso pode provocar a derrapagem do seu carro e a perda de tração, aumentando o risco de colisão.
Para evitar a aquaplanagem, é importante reduzir a velocidade, mas evitar travar ou realizar manobras bruscas, pois o carro pode derrapar e despistar-se. Basta seguir as dicas básicas e, sobretudo, manter a calma.
Conduzir com segurança é sempre difícil quando as condições climáticas são adversas, mas tudo será mais fácil se seguir as 20 dicas para conduzir na chuva que a Repsol lhe propõe, antecipando os riscos que o mau tempo possa proporcionar. Sempre que sentir necessidade, não hesite, procure uma qualquer Estação de Serviço da Repsol para pedir ajuda. Faremos tudo para que chegue em segurança ao seu destino.
Outras leituras interessantes