Será que ter um carro elétrico compensa? A verdade é que o segmento de automóveis elétricos tem crescido, tornando-se popular entre as famílias portuguesas. Existem vantagens que devem ser consideradas quando escolhemos um veículo e optamos por um elétrico, tais como o preço ou a manutenção. Contudo, também existem riscos, principalmente quando falamos de carros usados, como o estado da bateria, que se pode tornar uma dor de cabeça.
Saiba aqui tudo o que precisa para encontrar um bom carro elétrico usado.
Compensa comprar carros elétricos? Deve considerar alguns aspetos antes de optar por um determinado veículo. Seguem-se os fatores mais importantes a que deve estar atento enquanto procura um carro elétrico usado:
Num carro elétrico, a bateria é um dos componentes fundamentais para a sua escolha. Uma bateria com problemas pode afetar o tempo do carregamento, e principalmente, o bom funcionamento do veículo. Por isso, verifique sempre o estado da bateria e o alcance de um carregamento completo, antes de se decidir por uma compra.
Escolha um elétrico a pensar na autonomia que necessita para as suas deslocações. Existem veículos com diferentes autonomias e conduzir um veículo com autonomia ajustada vai ser melhor. Para tomar esta decisão, consulte as especificações do modelo em questão, ou fale com o proprietário.
Antes de comprar, certifique-se das condições gerais do carro e de que forma é que o antigo proprietário cuidou dele. Deve pedir os registos do veículo e obter um relatório para perceber o passado do carro e se sofreu algum problema grave.
Não compre o carro sem o conduzir previamente para perceber como se comporta na estrada, para verificar se tem uma condução eficaz e se não apresenta nenhum problema de condução.
Analise as garantias do veículo, pois se ainda estiver na garantia vai ter algum conforto adicional. Se já estiver expirada, poderá considerar prolongar a garantia para cobrir possíveis avarias futuras.
A grande vantagem de um carro elétrico é a facilidade com que é possível fazer verificações técnicas. Enquanto um carro a combustão precisa de um mecânico e de mão-de-obra, um carro elétrico, face à falta de componentes que acabam facilmente desgastados como correias ou a embraiagem, facilita a sua avaliação e consequentemente reparação. Devido à tecnologia envolvida o veículo elétrico, normalmente, deteta anomalias e sinaliza ao condutor a gravidade das mesmas e a necessidade de reparações imediatas.
Também beneficia de vantagens fiscais, pois possui isenção do imposto único de circulação.
A maior desvantagem é o crescimento do setor. Ao comprar um elétrico usado corre o risco de já estar a comprar um modelo desatualizado, devido ao rápido crescimento e modernização da indústria.
As garantias vão sempre depender do modelo que pretende adquirir e se vai adquiri-lo num stand de carros usados ou a um particular. Aqui ficam algumas garantias que deve ter em atenção:
Se comprar um carro recente ainda pode estar coberto pela garantia inicial de fábrica.
Se o veículo já não tem garantia de fábrica e pretende estender a mesma para evitar problemas futuros, pode fazer a aquisição no stand de compra.
Procure perceber onde foi feita a manutenção do veículo e se este nunca apresentou nenhum problema entre revisões. Para perceber isto é simples, basta pedir ao vendedor o registo de serviços do veículo.
Graças ao crescimento do mercado, já pode optar por diferentes modelos de carros elétricos usados que cumprem diferentes funções: desde elétricos compactos, populares por terem um preço baixo e uma boa autonomia, até aos elétricos conhecidos por serem práticos para a cidade e de bastante confiança.
Na sua pesquisa vai encontrar todo o género de carros elétricos. Alguns, de facto, são mais resistentes que outros, mas cumprem sempre a sua função. Desde opções citadinas até carros de última geração, o importante é escolher um carro que se adeque ao seu estilo de vida e às suas necessidades.
Num mercado cada vez maior, existe muito para decidir quando optar por comprar um carro elétrico usado. Deve ter como prioridade uma inspeção total do carro e considerar sempre a sua condição geral, além do estado da bateria, e confirmar as garantias e todo o histórico de manutenção.
Um carro elétrico acaba por ter vantagens relativamente a um de combustão. Ao optar por este meio de transporte, além de poluir menos, vai ter também um veículo na vanguarda na tecnologia automóvel. Todavia, mais importante do que escolher um bom carro deve ter sempre em conta as suas necessidades e escolher a melhor alternativa para as suas viagens.
Outras leituras interessantes